quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A pugelância da insônia feliz.




A insônia feliz talvez seja uma bem aventurança maior ou tão grande quanto o sono repousante. Dormir todos dormem, todas as noites. Eu, incluso. Mas tirar uma madrugada para a insônia, se forçar a ficar acordado, e além disso ainda esquecer ( as coisas continuam existindo, aí entra um certo "espírito oportuno" para escolher a noite a ter de insônia) os problemas, ou casualmente, no decorrer das horas, observa-los com uma distância que eu chamaria de religiosa, no sentido que entendo o termo, o que o povo diz nas ruas: o que não tem solução, solucionado está. Óbvia idiotice, mas dentro de um hedonismo dos e nos ponteiros, horas leves, distanciar-se -não covardemente - o sol virá - Apolo não é um grande filho da puta com seu mustang em chamas- das questões que me dariam uma insônia desesperada.
Cabe dizer: Sempre fui insone. São anos de treinos para atingir o esplendor no escuro da insônia feliz. Ou já vi gente que nasce com o dom. Nasci com poucos dons.
A mulher que eu amo dorme agora. Sei que mesmo no verão mais escroto ela gosta de ao menos um lençol sobre ela. Me faz feliz cobri-la como um beijo em tecido. Aquele livro encostado, esquecido, bravamente resistiu aos cupins.O filme que se queira ver sem luz. Percebe-se com esses exemplos que me são "decentes",  "de salão" prescrever que a insônia feliz deve ser vivida sozinho ou com alguém que entenda o propósito- e mais, entenda o que você diz e mais, silencia. (A mente muda de madrugada, precisa acender POR DENTRO). A insônia feliz não é espaço para discussão ou debates. É um momento de linguagem que transgride a linguagem diária, dos carros de fogo e chatices a dar de comer. Lembro agora nesse momento ( 4:03 a.m.) com leveza, sem ideologia, como se ele estivesse aqui, bem em sua espera última, elixir na mão, beberica, de Marx em sua idéia de "anarquia feliz". Ou seja, o que vem depois do comunismo. Em outras palavras, quando a luta de classes não é mais necessária. Obrigado, Marx. Termine a bebida e voe como outros tantos fantasmas simpáticos que me visitam. Não lhe tenho mais tanto saco. Nada de palhaços. Evite fantasmas de palhaços. Eles fodem tudo, expulse-os com violência e vigor crescente até que pulem fora.
 Também não descobri a insônia feliz ( quem inventa uma transgressão ? ou melhor: quando, como, algo passa a ser uma ? ), apenas a nomeei de minha forma e tento na medida qua a madrugada avança... - ah, o cão suspira às minhas costas, ainda longe do seu dever em correrias sem sentido ( isso me faz amar os cachorros, o sem sentido de suas atividades, ao NOSSO entendimento, durmam cachorrinhos, durmam sábios cães velhos e com olhos de mais sabedoria do que o sujeito que o afaga, durmam, vocês têm a liberdade a cada dia de suas vidas ).
E não pensem que não tenho mais insônias desesperadas. Que sou um mestre, guru ou o maior caralho de algo como kung-fu ou sacações.
O dia-a-dia, bem o queria um assim, costuma ser cheio e você precisa de um bom tempo de sono para se recuperar. Mais cheio, um tipo que sim, me agrada ( com simplicidade de um trabalho modesto)com felicidade. Horas trabalhadas. Mesmo sem registro, direito trabalhista algum.
Eu preciso agitar as coisas- pensa meu eu amanhã. Mas ele é outro. Estrangeiro sem graça no agora.
Issos não me preocupam nesse exato momento.
A insônia feliz faz com que planos de também felicidade breve, futura se tornem mais fáceis de serem concretizados, o pessimismo diminui, enfim, talvez seja a estrela maligna a seduzir. Ou um epilepsia latente. Foda-se. Mas te dá pique, depois do descanso - isso fica ao correr do sol na orbe veraneio atual - para LUTAR por aquilo que você quer( Por favor, não é conselho. É treino de saber dar porradas e continuar doce). Se for bacana, como o amor, a coisa mais bacana do mundo e viver junto & pregar fotos nossas na parede do corredor do novo apartamento & tal & etc, ai.
Ou seja. A insônia feliz é útil. Estar feliz aqui, agora, não me faz menos pragmático que o normal, apenas mais  humilde, ou seja: saber quando usar minhas bolas e não virar um jogador de boliche imbecil de merda na mola bate e volta das invejas que carregam e, sei lá, devemos carregar muita desgraceira condenável também, mas o olho que sacaria isso em nós está no meio da bunda. Quem já tomou tem chance até.


O dia amanhaceu.
Chuvisco e acordes de ansiedade pelo que virá de bom.
O de ruim ainda não me pegou.
º
( Não confundir isso com uma crônica. É o resultado desencanado. Não confundir isso com um elogio aos notívagos. Geralmente são chatos e não sabem beber ou acreditam que sabem, que arrasam  e não se ligam em quem é Paulo Cesar Peréio( rei das insônias tesudas), mas sempre falam de futebol e bocetas).
º

10 comentários:

Anônimo disse...

hummm... uma longa noite de insônia rende uma lista considerável de considerações, desconsiderações e tudo o mais.
que venham outras, mas o consumo do café di dia seguinte precisa subir :D
beijo.
Clau

Anônimo disse...

hummm... plagiando o meu "amigo" deixa a dúvida se esta felicidade gerada por uma noite feliz pode trazer FELICIDADE.
Como naum tive never one night asleep, que me trouxe se quer alegria, que diremos de felicidade.
Somos ( eu e um montão de um resto podre) que nunca vai ter esta Felicidade após uma noite de insônia.
Prá mim insônia é sempre sinal de uma patologia!!Te gosto do que tu escreves. Aguardo a próxima. Os erros são de prop[ósit}o.
fiuuuuuu, Oncaponca e beijos

Paulo Castro disse...

Todo erro é de propósito...rs.

Alex Azevedo Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Azevedo Dias disse...

O insone é aquele último sobrevivente, resistente, vive com a morte dos demais. Enquanto todos dormem, incluindo o cachorro e a amada, o insone reina sozinho junto aos corpos embalsamados, mumificados em seus desejos desvairados. O lençol que recobre a amada, simboliza o beijo da despedida, mortalha que apaga as arestas das triviais incompreensões de vigília. Até o cachorro, que embora não deseje, também é sem sentido quando acordado, dormindo passa a existir estirado no mármore da plenitude racional. Interessante quanto as pessoas, em seus afazeres cotidianos, parecem zumbis atônitos, repetindo os movimentos imbecis dos cães atrás de seus rabos, ou deslizando para lá e para cá, saltitantes. Agora, quando dormem, o mundo faz o mais absoluto sentido. Os corpos estáticos, do cão, da amada, durante o sono, vivem plenamente uma existência repleta de significado, racional, contra a ausência de verdade da vigília. O insone é esse sábio que pode observar o ruído silencioso do ressonar, respiração pausada, do cão e da amada, e não se entregar a homogeneidade plácida que traga a existência na imperial verdade do imutável. A verdade não está nos hesitantes marasmos do dia a dia. A verdade está na placidez dos corpos em repouso. A verdade está na morte. A verdade está no corpo em sono. Bonecos cenográficos. Manequins de vitrine. Neles está a verdade. A verdade está no insone que vê o em sono.

Anônimo disse...

'(...)Os corpos estáticos, do cão, da amada, durante o sono, vivem plenamente uma existência repleta de significado, racional, contra a ausência de verdade da vigília'.
Vou pensar nisso..
Insônia é cansaço antigo, não?
Escolher não dormir é outa coisa.Os rituais são bons.

Alex Azevedo Dias disse...

Um cansaço antigo. Talvez não seja por escolha, mas é por resistência de se entregar ao própria cansaço antigo.

Bela Figueiredo disse...

é pra ser discreta. je suis.

Fanzine Episódio Cultural disse...

A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
ano 2011.
Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

OBS: O VALOR DA INSCRIÇÃO ( 2 REAIS) PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE COM AS 6 CÓPIAS DA SUA POESIA.

Anônimo disse...

They durable, corrosion proof and they are well suited for several situations.[url=http://www.themikeschrullteam.com]cheap oakleys[/url] It takes merely A quarter-hour regarding sunlight uncover for the skin along with eyes of burning.
If a professional has these issues, they won be a professional for long!
"Ethnicity is finished once they become Commandos.


They nearly impossible to come by, but I own hiking boots and walking shoes - and I won travel without them.Los Angeles joins 14 other cities and the state of Connecticut in requiring private developments to be green.[url=http://medqual.fr/pro/pro_rayban.php]ray ban wayfarer[/url] Oakleys are a superior product that is not inexpensive as a result we would like to make sure you are getting the authentic deal.
Help to make Oakley Sun shades a person's preferred choice of glasses this season.
Oakley created this definitely straightforward by way of just delivering their very own inside a quantity of choice in order that you may merely research via together with the 'X-men look'


Cleaning Storing Your Flat IronYou invest good money in your hairstyling tools so taking care of them is important if you want them to continue to perform their best and last."Harris-Moore's final spree came after he stole a pistol in eastern British Columbia and took a plane from a hangar in Idaho, where investigators found bare footprints on the floor and wall.But the moment Yuuki turned the corner a stray bullet pierced his skull and left him unmoving, a limp soulless corpse.[url=http://www.capitolcms.com]fake oakley sunglasses[/url] He was hitting mid-90s with his fastball and his 12-6 curveball was video-game unhittable just ask the Captain, Jorge and Tex, who went for a combined 6 Ks vs.